Capítulo 8 - Linhas e Entrelinhas

O FIO DA MEADA
O I Ching do Caminho do Céu
1997

Janine Milward


Capítulo VIII



Linhas e Entrelinhas

Uma torre de nove andares
levanta-se de um acúmulo de terra (1)

Descrição de cada Linha e sua Posição no Hexagrama
Atributos do Trigrama doador da Linha
Hexagrama advindo da Linha Doada
Correspondência e Inter-relacionamento com as outras Linhas

A partir do Hexagrama Chi Chi, Após a Conclusão, que possui a composição ideal de linhas, podemos, então, descrever cada linha, em suas linhas e entrelinhas...

Primeira Linha
___ ___
_______
___ ___
_______
___ ___
_______

Chi Chi, Após a Conclusão

A primeira linha do hexagrama, a linha Yang da Terra, por pertencer ao rés do chão da Terra, o Trigrama da Terra ou Interior, é idealmente Yang ao nos revelar a Luz de Ch’ien, O Criativo, penetrando a Terra, K’un, A Não-Luz, e fecundando-a, trazendo a renovação da vida.

A linha inicial provém do mergulho da sexta linha após ter completado as seis etapas de algum hexagrama anterior. Assim, a primeira linha é a sétima etapa de um ciclo que nos revela o Retorno da Luz, assim como acontece no Hexagrama Fu, O Retorno, O Ponto de Transição. Neste Hexagrama, a primeira linha é a governante.
___ ___
___ ___
___ ___
___ ___
___ ___
_______

Fu, o Retorno da Luz

O retorno é o movimento do Caminho
A suavidade é a atuação do Caminho
Os seres sob o céu nascem da existência
E a existência nasce da não-existência (2)

Fu, O Retorno da Luz, é a imagem subjetiva de Chen, O Trovão, O Filho mais Velho, O Incitar, A Primavera, O Começo, O Insight, O Inesperado – aquele que empresta sua linha Yang da Terra para compor o Hexagrama de linhas idealmente perfeitas.

A Terra, K’un, impregnada pela Luz do Criativo, Ch’ien, o Céu, tece o universo, a partir de seu Vazio, de sua Não-Luz.

Dessa maneira, a primeira linha revela esse sentimento de algo que está para acontecer, algo que está começando, algo que se encontra ainda e apenas em seus primórdios....

A primeira linha é a base da construção do hexagrama a vir-a-ser, é seu alicerce – sendo por isso nomeada de Linha da Terra do Trigrama da Terra. É a estrutura do hexagrama. Dessa forma, é idealmente Yang.

Dentro do hexagrama, existe a correspondência e inter-relação entre as linhas. A primeira linha se corresponde sempre com a terceira linha, já no Trigrama do Céu. Essa correspondência se dá através de alguns fatores:

- A primeira linha é a linha da Terra do Trigrama da Terra. A terceira linha é a linha da Terra do Trigrama do Céu. Então, ambas dão início a uma qualidade de trigrama dentro do hexagrama.

- A primeira linha é idealmente Yang e encontra na terceira linha idealmente Yin o seu oposto complementar.

Também a terceira linha se inter-relaciona com a sexta linha – por serem ambas pertencentes às fronteiras, aos limites do hexagrama, sendo que a primeira linha sempre fala dos primórdios do hexagrama enquanto a sexta linha sempre fala do término do mesmo.

De qualquer maneira, a primeira e a sexta linhas estarão sempre interligadas porque uma é fruto da outra, ou seja, quando um hexagrama termina, a sexta linha aparece novamente como primeira linha de um novo hexagrama – é a eterna mutação - I, mutação.

O principal atributo da primeira linha é representar o Tesouro do Espírito do Trigrama da Terra para todo o hexagrama. O Tesouro do Espírito do Trigrama da Terra nos revela todo o conhecimento e sabedoria que movem o Homem (a segunda linha) alcançar o Princípio Primordial, O Tao do Trigrama da Terra, o ápice da evolução na encarnação – porém ainda limitada pela Terra e no entanto, já preparando o Homem para galgar o Trigrama do Céu.





Segunda Linha
___ ___
_______
___ ___
_______
___ ___
_______

Chi Chi, Após a Conclusão


......................... (a continuidade deste Capítulo encontra-se no Primeiro Volume de O Fio da Meada)...........

O Bambú

O Bambú
O bambú verga... dificilmente quebra: assim devemos nos conduzir