O FIO DA MEADA


I Ching do Caminho do Céu



© 1997

Janine Milward



Trama e Urdidura, Tempo e Espaço, Sublime Yang e Sublime Yin:

os 64 Hexagramas no Caminho do Céu



K'un, A Terra, O Vazio, A Mãe, O Receptivo, é ela própria o Fio da Meada trabalhando sua Urdidura através do Espaço até encontrar-se com Ch'ien, O Céu, O Pai, O Criativo, através do Tempo.



O Fio da Urdidura vai desde o Espaço até o Tempo, de K'un, A Terra, a Ch'ien, o Céu. Ao longo desse Caminho, a Mãe e o Pai vão criando, tecendo, seus Seis Filhos - Trovão, Montanha e Água; Fogo, Vento e Lago - e todos vão perfazendo suas realizações, em Trama e Urdidura.


Assim é o Caminho do Céu, um caminho tecido através de 64 Estações da Vida, começando com K'un, O Receptivo, passando por todas as possibilidades de encontros entre pai, mãe e filhos e terminando com Ch'ien, O Criativo.
Esse é o I Ching do Mundo da Não-Manifestação, do Céu Anterior, aquele que dá berço ao I Ching do Mundo da Manifestação, do Céu Posterior... quando este último tem seu início acontecendo com O Criativo, Hexagrama 1, seguido de O Receptivo, Hexagrama 2.


Sendo o Espaço finito e o Tempo infinito, ambos encontram-se em um breve momento de Luz e de Não-Luz... E depois retornam.


Lao Tsé nos diz, em seu Capítulo 40:


O retorno é o movimento do Caminho

A suavidade é a atuação do Caminho
Os seres nascem da existência
E a existência nasce da não-existência




Penso que os Universos começam e terminam exatamente no momento do breve encontro entre Luz e Não-Luz, entre Sublime Yang e Sublime Yin.


Apresento, portanto, meu livro O Fio da Meada onde tento descrever o I Ching do Caminho do Céu através Análise e Estudo minuciosos sobre a estrutura fundamental do I Ching, o Livro das Mutações, em seus Textos, Julgamentos, Imagens e Linhas bem como ao longo de seus 64 Hexagramas!



Se você estiver interessado em conhecer profundamente O Fio da Meada, inscreva-se no Curso Personalizado via internet, com as aulas teóricas apresentando todos os Capítulos da Introdução aos Conceitos do I Ching, o Livro das Mutações, bem como os Hexagramas sendo apresentados através suas estruturações começando a partir da Terra e seguindo através Montanha, Água, Vento, Trovão, Fogo, Lago e, finalmente, Céu. Nas aulas práticas, você poderá trazer suas consultas oraculares para serem comentadas entre nós!





Com um abraço estrelado,

Janine Milward







O Bambú

O Bambú
O bambú verga... dificilmente quebra: assim devemos nos conduzir