Capítulo 5 - O Caminho do Céu e da Terra

O FIO DA MEADA
O I Ching do Caminho do Céu
1997

Janine Milward



Capítulo V


O Caminho do Céu e da Terra


A Criação dos Hexagramas


O Caminho é o Vazio (1)

O Caminho do Céu é o caminho que vai da Terra ao Céu, de K’un a Ch’ien, do Vazio à Plenitude da Iluminação, da Não-Luz à Luz, do Inconsciente ao Consciente, do Céu Anterior ao Céu Posterior.

O Caminho da Terra é o caminho que vai do Céu à Terra, de Ch’ien à K’un, da Plenitude da Iluminação ao Vazio, da Luz à Não-Luz, do Consciente ao Inconsciente, do Céu Posterior ao Céu Anterior.

Ao trilhar o seu Caminho do Céu, K’un, A Terra, A Grande Mãe, O Vazio, O Receptivo, A Não-Luz Manifestada, vai tecendo todos os seus encontros, consigo mesma, com seus Filhos até encontrar Ch’ien, O Céu, O Pai, O Criativo, A Luz... Também seus Filhos vão se encontrando entre si e com A Mãe e O Pai... Finalmente Ch’ien, O Pai, também se encontra com K’un, A Mãe, e com cada um de seus Filhos para finalmente encontrar-se consigo mesmo, terminando o ciclo de encontros da Família do Céu e da Terra... e certamente trazendo o começo da Luz Manifestada para fazer um novo ciclo acontecer..... E esse ciclo se renova a partir de Ch’ien, O Céu, trilhando o Caminho da Terra, percorrendo o caminho ao inverso.

Esse é o Caminho do Céu e da Terra na Seqüência dos Hexagramas do Céu Anterior, do Mundo da Não-Manifestação, aquilo que dá início a um novo universo manifestado.

Alcançando o extremo Vazio e
permanecendo na quietude da extrema quietude
os dez mil seres se manifestam simultaneamente
e, através disso, contemplamos o seu retorno (2)

...................... (a continuidade deste Capítulo encontra-se no original Primeiro Volume de O Fio da Meada)...........

O Bambú

O Bambú
O bambú verga... dificilmente quebra: assim devemos nos conduzir